TRAVESSIA ATLÂNTICA, VALE A PENA??

Como consultora de viagens que sou, procuro sempre conhecer os lugares mais inusitados pra poder indicar aos meus passageiros.

Desta forma, realizei juntamente com meu marido e um casal de amigos uma viagem para a Europa que teve inicio no dia 06 de maio, saindo de Salvador, e terminou no dia 22 em Amsterdam, cruzando o Atlântico. Assim, essa viagem foi apelidada por nós de “CRUZADA” e não “TRAVESSIA”.

Confesso que fazer essa viagem, passando 16 noites dentro de uma cabine de um navio, a princípio não me entusiasmou muito, mas à medida em que me aprofundava no planejamento da viagem, fui ficando mais familiarizada com o navio, com a cabine e principalmente com os portos por onde pararíamos.

Viajamos pela MSC. O nosso navio foi o Ópera, um navio intermediário em termos de tamanho. Esse não foi o meu primeiro cruzeiro, pois já havia realizado outros – não pela companhia MSC – pelo mar Mediterrâneo, porém não passando tantos dias. Portanto, após esta travessia certamente teria muitas coisas pra contar, a começar a cabine do navio, a gastronomia, as paradas realizadas, o entretenimento, enfim, tudo que eu achasse interessante.

A maior vantagem de se fazer um cruzeiro é não se preocupar com fazer e desfazer as bagagens, pois o navio é na verdade um hotel flutuante. Além disso, os preços e a forma de pagamento são bastante convidativos.

Para a Travessia Atlântica, a maior parte das companhias (MSC, COSTA, ROYAL), destina uma porcentagem de suas cabines com o 2º. hóspede grátis. Este paga somente as taxas operacionais e portuárias (USD 320,00 por pessoa) e de serviços (que varia de companhia para companhia, no meu caso foi de USD 6,00 por dia por pessoa). Portanto, se fizermos a relação custo x benefício, viajar para a Europa de navio, com direito a todas as refeições grátis (digno de um restaurante 5*) é um ótimo investimento!!!!

Não tivemos a felicidade de utilizar a promoção do 2º. hóspede grátis, pois já não havia mais disponibilidade, porém a MSC estava concedendo, a todos os seus passageiros que iriam fazer a Travessia, um desconto de 30% sobre as tarifas.

Para se ter uma noção dos preços das cabines do MSC ÓPERA (valores por pessoa sem as taxas) na travessia:

Preços com o 2º. hóspede grátis:

Suíte = USD 3229,00, Externa com varanda = USD 2829,00, Externa = USD 2079,00, Interna = USD 1729,00.

Preços com 30% de desconto sem o 2º hóspede grátis:

Suíte = USD 2260,00, Externa com varanda = USD 1980,00, Externa = USD 1455,00, Interna = USD 1210,00.

A cabine escolhida por nós, foi a SUITE

Enfim, depois de já familiarizada com todo o roteiro que eu, como consultora de viagens, havia elaborado, foi só arrumar as malas e embarcar no navio!!

Embarcamos no dia 06 de maio em Salvador e o nosso destino final, como já colocado, seria no dia 22 de maio em Amsterdam. 

Não vou ficar aqui descrevendo dia após dia, pois esse não é o meu propósito. Meu propósito sim, é falar um pouquinho de cada cidade que conhecemos saindo do Brasil. A saber:

1º porto – Mindelo (Cabo Verde)

2º porto – Las Palmas (Ilhas Canárias – Espanha)

3º porto – Cádiz (Espanha)

4º porto – Lisboa (Portugal)

5º porto – Vigo (Espanha)

6º porto – La Coruna (Espanha)

7º porto – Dover (Reino Unido)

8º porto – Amsterdam (Holanda)

MINDELO – A cidade de Mindelo localiza-se na ilha de São Vicente, é sede do conselho homônimo e é a segunda maior cidade de Cabo Verde, país formado por diversas ilhas. Chegamos ao porto pela manhã e um calor agradável nos aguardava. Não compramos nenhuma excursão pelo navio, pois resolvemos nos aventurar contratando localmente um nativo que nos cobrou 10,00 euros por pessoa pra realizar um tour pela ilha com duração de 03 horas.

O nosso guia nos levou para a parte mais bela de Mindelo, a BAIA DAS GATAS, uma praia deserta, de água cristalina. Após esse passeio, pedimos ao guia que nos levasse no melhor restaurante da ilha, pois gostaríamos de comer uma lagosta.

Ele nos levou a um restaurante que mais parecia uma casa avarandada. Ao subirmos as escadinhas para chegar ao restaurante, a grande surpresa: existia um pizzaiolo de que fazia as pizzas na hora. Meu marido, que não come nenhum tipo de pescado e de frutos do mar, nem acreditou, pois ele ama pizza.

O restaurante era simples, mas a comida era maravilhosa. Pedi uma lagosta grelada e o casal e amigos que conosco estavam pediram uma lagosta suada. Cada uma dela custou somente 18,00 euros e a pizza individual, que serviu tranquilamente 02 pessoas, custou 7,00 euros.

O único inconveniente foi esse restaurante não aceitar cartão, mas valeu muito a pena, e de plus, ainda existia uma internet gratuita que podíamos usar, o único problema era que só tinha um micro funcionando.

LAS PALMAS – É uma província da Espanha, localizada na comunidade autônoma de Canárias. Essa charmosa ilha, foi uma surpresa em termos de preços pra nós. A loja carro chef  da ilha é o EL CORTE INGLÊS

Os preços de Las Palmas são bem mais caros do que a vizinha Tenerife.

Para se conhecê-la, basta pegar o ônibus de turismo CITY SIGHTSEEING (USD 15,00) que passa em frente ao porto. A duração do passeio todo é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

CÁDIZ – Uma surpresa muito agradável é essa charmosa cidade ao sul da Espanha, próximo a Gibraltar. Cádiz é uma pequena península que se destaca no meio da baía e assim define de forma determinante a paisagem na qual se integra.

A parte antiga é uma das zonas mais bonitas. Famosa pelo seu original encanto, no centro encontram-se edifícios espetaculares a poucos metros da costa e as ruas estreitas e sinuosas, que desembocam em pequenas praças surpreendentes pela sua beleza.

A melhor forma de conhecê-la é pegar o ônibus de turismo CITY SIGHTSEEING defronte ao porto (15,00 euros por pessoa) e percorrer essa charmosa cidade.

Vale lembrar que o comércio fecha aos domingos. Nos diversos bares e restaurantes da orla, não deixe de experimentar as famosas tapas. Um casal gastará em torno de 15,00 euros para degustar o menu de tapas com direito a  02 taças de vinho. Importante: alguns restaurantes não aceitam cartões, portanto sempre levem euros para despesas inesperadas!!.

LISBOA – Se eu não amasse o meu país, Portugal, com certeza é seria o primeiro país no qual me arriscaria a morar!!

Tudo é lindo: o Tejo, o Castelo de São Jorge, o Mosteiro dos Jerônimos, o Monumento ao Descobrimento, a gastronomia composta por  bacalhau, os pastéis de Belém e claro, o melhor licor de amêndoas: AMARGUINHA!!!. Não esqueci aqui de mencionar o FADO, que realmente emociona.

Saindo do porto, pegue também o CITY SIGHTSEEING (15,00 euros por pessoa) e desfrute  Lisboa.

Uma outra parte da cidade que vale o passeio é o Parque das Nações, onde encontra-se o Oceanário de Lisboa e o famoso passeio de Teleférico, onde se têm uma vista de tirar o fôlego da ponte Vasco da Gama.

Como essa parte da cidade fica um pouco mais afastada do centro, resolvemos ir de táxi (10,00 euros). O simpático taxista Carlos Manuel (telefone 933-285-895) foi o nosso guia,  e nos disse que se tivéssemos mais tempo, ele ficaria conosco para nos levar a Sintra, Óbidos e Fátima por 30,00 a hora. Infelizmente não dispunhamos de tempo, mas o tempo em que ele ficou conosco, deixou saudades.

 VIGO – É um município da Espanha na província de Pontevedra, ao norte de Portugal. Seu  porto é o de maior movimento na Espanha, só perdendo para o de Barcelona.

A gastronomia de Vigo é muito farta e barata, pagando-se pouco em comparação as demais cidades espanholas.

Pra se ter noção de preço, uma tábua de frios para 02 pessoas composta por 03 tipos de salames + 02 tipos de queijos + 02 tipos de presunto + pães e doritos regados a 02 taças de vinhos, sai em torno de 15,00 euros por casal. Pra quem prefere, há porções de ostras e mariscos por preços a partir de 20,00 euros por pessoa.

O navio chega ao porto 13:00 e parte às 18:00. Como em boa parte da Espanha, as lojas fecham para a cesta das 14:00-16:00, portanto, a melhor forma de se conhecer Vigo foi através de um taxista.

Descemos do porto e contratamos o serviço de Hugo ( 670-476-096), um argentino que já morou e  trabalhou em São Paulo na década de 70 e hoje vive em Vigo há mais de 30 anos. Ele nos levou para dar um giro pela cidade por 35,00 euros a hora (em grande parte dos taxis, o cartão de crédito está começando a ser aceito).

Não aconselho caminhar por Vigo idosos e cadeirantes, pois a cidade tem muitas ladeiras e existe somente em época de verão um ônibus de turismo tipo City Sightseeing que circula pela cidade. Nas demais épocas do ano, taxi é a melhor opção.

Hugo nos levou ao bairro Castro, onde se têm uma vista belíssima da cidade, passeamos pelo bairro mais antigo da cidade onde as casas têm mais de 300 anos, e encerramos o nosso tour voltando pela praia de SAMIL.

No retorno ao porto, paramos em um shopping e encontramos uma loja de chocolates EL MOLINOS com iguarias impossíveis de não serem degustadas.

LA CORUNA – cidade de diversos jogadores brasileiros como Romário, Bebeto e Ronaldo.

O principal ponto turístico de La Coruna é a Torre de Hércules. Para conhecê-la existem 02 opções: através de um ônibus para turista (elétrico) ou de taxi. Nós optamos pela segunda opção. Pagamos 35,00 euros a hora e o nosso motorista foi Ramon (981-287-777) que nos levou para desfrutar por toda a cidade.

Ramon nos apresentou uma LA CORUNA muito bonita, repleta de verde e com uma vista deslumbrante do oceano atlântico que só pode ser conseguida através do Alto do Mirante de São Pedro.

Lá também como atração turística existe um labirinto no qual vale a pena entrar, desde que você não entre em pânico para sair dele, pois como ele é muito estreito, a saída não é tão fácil quanto parece. Eu fui!!!

DOVER - Localizada no sudoeste da Inglaterra, no condado de Kent, Dover possui o maior porto do Canal da Mancha, laedado por bonitos paredões de rocha calcária. Não ficamos em Dover, fomos para Londres através de um passeio comprado dentro do navio. A distância entre Dover-Londres é de aproximadamente 02:30 horas.

Chegamos em Londres e pudemos desfrutar de uma Londres bem diferente do que imaginávamos, pois o dia estava bem ensolarado.

Como tínhamos pouco tempo, tivemos que correr pra tentar conhecer o que Londres têm como cartão postal: o BIG BEN, O Parlamento, a London Eye, Picadilly Circus, Oxford Street, e claro, o Underground.

Pena o pouco tempo, pois teríamos ficado muito mais…

AMSTERDAM – nossa parada final nessa cidade que para mim, que já tive a oportunidade de conhecer mais de 20 países, é uma das mais belas e pitorescas cidades que já conheci.

Após o desembarque em Amsterdam, ainda ficamos por lá mais uns 04 dias. Ficamos hospedados no excelente MOEVENPICK CITY CENTER (ao lado do porto, boa dica pra quem chega de navio) e fomos conhecer os principais pontos de Amsterdam.

De prato típico de Amsterdam, pude provar os seus famosos croquetes de vitela, que são excelentes!!! e as famosas batatas fritas que são servidas dentro de um cone e regadas de maioneses!!.

Passeamos pelos seus canais, conhecemos o Museu do Sexo, o Museu de Cera Madame Tossauds, o Red Light District, a Dam Square, a Casa de Anne Frank, visitamos a Heineken Experience, o Rijksmuseum, o Vondelpark …

Gostaríamos de ter ficado mais, mas tínhamos ue pegar um carro pra cruzar a Bélgica e chegar até Paris, pois de lá sairia o nosso vôo.

No nosso último dia em Amsterdam, alugamos um super carro (pois estávamos em 02 casais e as malas eram muitas!!) modelo Renault e fomos em direção a Bélgica. A distância entre Amsterdam e Paris é de aproximadamente 500 km, ou seja, em torno de 05 a 06 horas de viagem em ritmo bem tranquilo e ótimas rodovias.

Paramos para almoçar em Antuérpia, em um restaurante super charmoso no centro da cidade (STADSHUYS – Grote Markt 20), e após o almoço compramos os famosos chocolates belga em um quiosque bem pertinho do restaurante.

Seguimos viagem a Paris, onde o nosso vôo nos aguardava para retornar ao Brasil.

Depois desses 21 dias viajando, eu, primeiro como turista e depois como consultora de viagem, só posso dizer que a Travessia Atlântica vale sim, muito a pena!!!

146 ideias sobre “TRAVESSIA ATLÂNTICA, VALE A PENA??

  1. Eric

    Olá,
    Gostei muito do post e de sua experiência.
    Estou planejando uma travessia para março/2011 junto com a minha esposa no Mariner of the Seas- Royal. Já fizemos um cruzeiro nacional de 6 dias no MSC Opera, portanto não vai ser nossa primeira viagem.
    Com certeza o que mais estamos planejando é o fator psicológico para enfrentar a “cruzada”… rs… Gostaria de saber se é muito claustrofóbico ficar 6 dias completos em navegação. Nosso roteiro é Santos, Rio, Salvador, Tenerife e Roma.
    Obrigado,
    Abcs,

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Oi Eric,
      Fico feliz que você tenha gostado post!!
      Olha, na “minha cruzada” eu fiquei somente 04 noites em alto mar, e te confesso que nem senti, pois passou muito rápido.
      Isso em parte pelo fato de estarmos com mais um casal de amigos e conversa e diversão em alto mar, não nos faltou!!
      Caso te interesse, eu tb organizo travessias, portanto, se vc ainda não realizou a sua, não hesite em me contatar pelo telefone da agência, que terei o maior prazer em te atender e te dar todas as dicas para uma travessia sem claustrofobia!!! Rsrsr
      Um abraço Luciane

      Responder
  2. Maria Silvia

    Luciane,

    Estou querendo fazer a cruzada estou em dúvida do navio, ja fiz em 2009 com o Lírica durante 4 dias e este ano fiz com o Armonia estes dois navios são menores adorei o atendimento , uma amiga fez com o Opera 3 dias e não gostou, meu marido estava querendo ir com um dos navios que são maiores Orquestra , Música ou Opera o que você me aconselha.
    Ir com os menores ou com um dos 3 maiores.
    Um abraço,

    Maia Silvia

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Maria Silvia, bom dia!
      Eu fiz em 2010 a travessia com o Ópera e adorei.
      É claro que é um navio médio, mas no meu caso, isso não fez nenhuma diferença, pois estava com um casal de amigos e nem sentimos o tempo passar.
      O Ópera embora seja um navio médio, atendeu perfeitamente as nossas expectativas, até porquê, pra nós o ideal eram os locais onde o navio iria aportar e em se tratando de destinos, a MSC é imbatível.
      O único problema do Ópera foi a conexão para a Internet, que realmente era muito falha, pois o Business Center do navio nunca funcionava, mas até ai, qual o problema, não é mesmo??? Estávamos de férias e queríamos ter o mínimo de contato com o mundo fora do navio!!! Rsrsr
      O Ópera passou por um reforma geral no final de 2010, portanto, acredito que será praticamente um novo navio.
      Quanto a sua escolha, vou dar a minha opinião pessoal: eu prezo os locais onde o navio vai passar, portanto, no meu caso, tanto faz fazer a travessia em um navio menor ou em um maior. O importante pra mim é estar em uma cabine bem confortável, isso sim faz toda a diferença.
      Agora se você preza a infra estrutura do navio então, realmente você tem que fazer a travessia no Orchestra (que vai até Kiel na Alemanha e que têm 1275 cabines) ou no Música (que vai até Veneza na Itália e também têm 1275 cabines). O Ópera vai até Amsterdã e tem 856 cabines.
      Caso te interesse, eu também organizo as travessias. Se quiser é só me ligar que terei o maior prazer em atendê-la.
      Espero que tenha ajudado!!!

      Responder
  3. jonas casagrande

    Solicito dicas, vou a Amsterdã,. dia 26 de Março, e preciso um bom hotel, e conhecer os melhores lugares da cidade, mande dicas para o meu Email, [email protected]., obrigado.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Oi Jonas,
      Em primeiro lugar, obrigada por consultar o meu blog.
      Estive em Amsterdam em maio de 2010 e confesso que foi uma das cidades da Europa que eu mais me encantei.
      Pra eu poder te responder a algumas perguntas, me fale uma coisa, vc vai sozinho ou acompanhado?? Quantos dias você pretende ficar lá??
      Tenho várias sugestões de hotéis, mas como Amsterdam não é uma cidade barata, preciso saber um pouquinho mais do que vc está buscando nessa viagem pra eu poder te indicar um hotel que realmente valha a pena.
      Assim que você me passar essas informações, eu te indico o hotel e já te dou todas as dicas da cidade.

      Um abraço
      Luciane

      Obs.: não consegui enviar essa resposta por e-mail, pois voltou.

      Responder
  4. CACILDA

    Olá,
    Gostei muto so site e gostaria de dicas para minha viagem em novembro. Faremos travessia no mediterraneo :Gênova » Nápoles » Rhodes » Antalya » Beirute » Limassol » Alexandria » Civitavecchia » Gênova. Houve alteração de Beirute e Alexandria. Terminada, começamos a travessia para o Brasil (minha mãe não consegue andar muito, então optamos por 2cruzeiros).
    Antecipadamente,
    Obrigada.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Cacilda, vamos as dicas:
      As cidades italianas (Gênova, Nápoles e Civitavecchia) vale a pena conhecê-las através do Sightseeing http://www.city-sightseeing.it/eng/ Como sua mãe não pode andar muito, esse tour é fácil fazer, pois ela irá sentada durante todo o trajeto.
      A que terá maior número de atrações é Nápoles:
      Nápoles – se vc tiver tempo e disposição, vá para Capri. São aproximadamente 40 minutos de barco até chegar a essa ilha maravilhosa. Faça o passeio de teleférico, caminhe pela Piazetta sem pressa só observando os turistas e os italianos que ali residem e escolha um restaurante bem charmoso para almoçar. Na volta ao píer tome um gelato e embarque novamente no ferry para Nápoles.
      Se vc apreciar mais história ao invés de beleza natural, então faça o passeio a Pompéia. Também vale muito a pena.
      Agora, se vc não quiser fazer nada disso, simplesmente faça um city tour pela caótica Nápoles e não deixe de provar uma pizza na Pizzeria Da Michele (Via Cezare Sersale, 1). Lá é um caos pra ser atendida, mas essa pizzeria tem a fama de ter a melhor pizza do mundo. Eu particularmente discordo, acho as nossas aqui do Brasil, bem melhores!!

      Rhodes – é uma ilha da Grécia banhada pelo Mar Egeu. A ilha é toda murada, bem medieval. A principal atração da ilha é a Acrópole de Lindos. Se tiver oportunidade faça esse passeio que vale muito apena. Veja, para a sua mãe que não pode andar muito tempo, eu não aconselho, pois para se avistar a acrópole o percurso é bastante íngreme. Rhodes também é uma das ilhas mais baratas da Grécia. Vale a pena comprar umas coisinhas por lá.

      Antalya – é uma cidade ao sul da Turquia, famosa por suas praias. É seguro caminhar por ela e se tiver oportunidade visite as praias de Konyaaltı, Lara e Karpuzkaldıran. A cidade também tem muitos hamams (banhos turcos). Pode também visitar Belek, principalmente para fazer compras, onde as roupas de marca são mais baratas.

      Beirute – capital do Líbano, um lugar de contrastes onde o passado e presente se misturam. Vá ao o bairro Hamra, uma região alegre e cheia de vida. Mais adiante está o bairro Ras Beirut onde fica o campus da Universidade Americana. Para finalizar o dia, faça como os locais: veja o sol se por no mar. É muito agradável observar as famílias e as crianças brincando e passeando no calçadão.

      Limasol – é uma cidade cercada por árvores. Há muita coisa para ver: próximo do velho porto situa-se o Castelode Limassol, nas proximidades da cidade de Pathos há as Pedras de Afrodite, onde teria nascido a deusa.

      Alexandria – nos tempo antigos, foi uma das cidades mais importantes do mundo. Local do farol Pharos, uma das Maravilhas do Mundo, e do tempestuoso romance de Antônio e Cleópatra, a cidade foi fundada por Alexandre, o Grande, em 331BC. Certamente, lá não é o lugar ideal para mulheres sozinhas . O som mais marcante vem das mesquitas. O shopping de Alexandria é muito bom, os preços são ótimos. Comprar ouro e prata é uma boa pedida.

      Responder
  5. Wanderléia

    Olá,

    Estou planejando uma viagem com meu marido para março de 2012, com destino à Europa. Já fomos uma vez de avião, mas talvez tenha algo mais atrativo para me sugerir, de navio. Ainda planeja travessias??? Queria alguma experiência diferente…

    Aguardo contato,
    Obrigada.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Oi Wanderléia, tudo bem com vc?
      Desculpe a demora na resposta do e-mail, mas estava com problemas no meu notebook.
      Vamos as suas respostas: eu planejo sim travessias e caso haja interesse da sua parte, basta acessar o site da minha agência e entrar em contato comigo que terei grande prazer em elaborar um roteiro pra você.
      O importante é só definir o destino na Europa, pois em se tratando de travessias, indico a MSC como destino, pois os navios dessa armadora vão além da Itália. Só precisaríamos ver qual o destino que mais se encaixa no que você e seu marido estão pretendendo fazer.
      Um abraço,
      Luciane

      Responder
  6. Patricia

    Ola, irei fazer uma travessia saindo de Veneza para o Rio, com o Navio Star Princess. Motivo morro de medo de aviao :-(. Irei sozinha e gostaria de saber se sobreviverei tantos dias sozinha no navio, minha cabine é interna. Qualquer dica me ajudaria muito..estou super ansiosa e com medo de pirar no navio…Obrigada!!!

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Patricia,
      Com certeza, a travessia é um roteiro que eu gosto muito e sempre recomendo para os meus passageiros.
      No seu caso especificamente, você estará sozinha. Isso ao mesmo tempo que pode se tornar um fator complicador, pode ser também um fator motivador, pois você deverá fazer novas amizades a bordo e sair da sua zona de conforto.
      Quanto ao fato de dividir a cabine, o que existe em algumas companhias é a venda de cabine single, ou seja, é uma cabine bem menor e comporta domente 01 pessoa e claro, também o preço é bem mais convidativo.
      Quanto a gastar demais, embora todas as refeições a bordo estejam incluídas, as bebidas são pagas a parte e sim, prepare o bolso, pois uma simples garrafa pequena de água, custa em torno de USD 4,00.
      Não se esqueça também de que é cobrado uma taxa de serviço a bordo por dia, que varia de USD 3,00 a USD 5,00 dependendo do destino e essa taxa é paga no check out.
      Outra recomendação também que faço aos meus passageiros é ofertar gorjetas no final do cruzeiro ao garçon e a arrumadeira que te serviu durante toda a travessia. Isso é de praxe.
      Quanto aos shows oferecidos no navio, todos são free. Aproveite, pois toda a noite tem um show diferente e vale muito a pena assisti-lo.
      A disco é free também, porém o que se consome lá é pago a parte.
      Como é a sua primeira travessia, é bom você providenciar um remédio para enjôo, como o Dramim, pois nunca se sabe se você se acostumará a maresia.
      Espero ter sanado as suas dúvidas e tenha uma ótima viagem.

      Um abraço
      Luciane

      Responder
  7. Patricia

    Alguem querendo dividir uma cabine??? :-) Deveria existir esse servico nas empresa de cruzeiros…será que sou a unica que viaja sozinha? Caso alguem conheca esse tipo de trabalho unir solitarias de navio, escrevam aqui…:-)

    Responder
  8. Patricia

    ah detalhe importante. nunca entrei em um navio e nao quero gastar demaisssss…posso ir ao teatros, shows e disco isso é incluso for free??dicas dicas..help me.

    Responder
  9. Dorothy

    Fiz uma viagem no mês de maio de 2011 no navio Norwegian Epic saindo de Miami e fui até Barcelona com 1 parada nos Açores……. Adorei do princípio ao fim! Recomendo entusiasticamente mas sempre lembrando que é muito melhor sair de Miami do que do Brasil. Me parece que o navio vai melhor e mais honestamente abastecido do que aqueles que saem do Brasil pois infelizmente nossos padrões de qualidade não são os mesmos que nos EUA. Outra coisa, foi a primeira vez que viajei em um navio Free Style mas devo confessar que prefiro o modo tradicional de turnos para as refeições e trajes obrigatórios. Acho que foi o único senão de toda viagem.

    Responder
  10. Lucia

    Ola, estarei realizando a travessia, em março no Musica, até Veneza, irei sozinha, pois minhas amizades nao gosta deos mares, estou anciosa e motivada principalmente com as paradas, tem certeza que vai ser um sonho, adorei as dicas um abraço

    Responder
  11. Alfredo

    Estamos decidindo com a minha esposa fazer a travessia con o Armonia do MSC que parte de Santos 22/04/12 e chega em Veneza 11/05/12. Logo faremos um passeio por toda a Toscana (seguramente de carro alugado) e ainda não decidimos como voltar. Existe algum navio que venha para o Brasil em maio ou Junho? Ou temos de voltar de avião sempre? Muito obrigado pela atenção, Alfredo

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Alfredo
      Todos os navios que partem da Europa para o Brasil, atracam aqui somente a partir de final de novembro.
      No seu caso, você e sua esposa terão que voltar de avião.

      Grata
      Luciane

      Responder
  12. Rosana Oliveira

    Olá,
    Gostei muito do post e de sua experiência.
    Você me animou com os seus comentários, principalmente em relação aos preços de serviços.
    Estaremos fazendo a travessia março/2011. Somos 2 casais e não falamos nenhum outro idioma. Gostaria que vc também nos ajudasse nas nossas paradas. (S.C.Tenente (I.Canárias/Espanha) ; Funchal (I.Madeira/Portugal); Lisboa (Portugal); Cádiz (Espanha); Barcelona (Espanha); Marsela (França) e Livorno (Itália). Quando chegarmos em livorno, teremos 10 dias antes do nosso voo para o Brasil que sairá de Milão. Quais cidades valeria apena conhecer até Milão???. Obrigada pela sua disponibilidade.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Rosana,
      Fico feliz por você ter gostado dos comentários aqui postados.
      Quanto as paradas da travessia, em Tenerife há boas opções de comprar eletrônicos. Na parte sul da ilha encontram-se as belas praias e na parte norte, a sua capital Santa Cruz, onde história, arte e cultura local se misturam aos excelentes restaurantes e uma vida noturma intensa.
      Em Funchal, eis os principais locais a conhecer:
      1 – Avenida Arriaga – explore Funchal a pé partindo desta bela avenida ladeada por jacarandás. Daqui, terá acesso à catedral e a várias atracções culturais da cidade. Não perca as Adegas de São Francisco – propriedade da Madeira Wine Company –, os maravilhosos Jardins Municipais e o monumento erigido ao Infante D. Henrique.
      2 – Convento de Santa Clara;
      3 – Fortaleza de São Lourenço;
      4 – Reid’s Palace Hotel – Nada se compara a desfrutar de uma tarde lânguida tomando chá com scones e admirando as vistas sobre a baía do Funchal a partir do terraço;
      5 – Mercado dos Lavradores;
      6 – Jardins Blandy’s e Palheiro;
      7 -Jardins Botânicos da Quinta do Bom Sucesso.
      Em Cádiz, já descrevi em um post anterior as dicas. Peço que vc verifique no blog.
      Em Barcelona, Marselha e Livorno, compre o passeio sightseeing http://www.city-sightseeing.com (normalmente você saindo do Porto, já tem uma parada desses ônibus, vale a pena o passeio, pois vocês terão pouco tempo para conhecer todas as atrações da cidade). Para ambas as cidades a rede de lojas H&M é uma boa pedida por ter bons preços. Na Espanha a principal loja de departamento é o El Corte Inglês, porém os preços são bem caprichados!!.
      Quanto as cidades que vocês podem conhecer até Milão, como vocês já estarão na região da Toscana, não deixem de passar por Pisa, Lucca, Siena, Florença, Bolonha, Pádua, Veneza, Verona chegando finalmente em Milão.
      Para esse trajeto, o ideal é alugar um carro e ter a carteira de habilitação internacional, pois países como Itália e Espanha não reconhecem a nossa carteira como documento oficial.
      Bom, acho que é isso, e espero ter ajudado!!
      Boa viagem e aproveitem a Travessia e a esticadinha até a Itália!!

      Um abraço
      Luciane

      Responder
  13. Marilda

    Luciane,

    Tive a minha 1a. experiência em navio agora, em novembro de 2011: fiz um cruzeiro de 7 dias pelo Caribe, no Allure da Royal Caribbean. Adorei. Quero fazer, no final do ano que vem, a travessia Europa/Brasil com a minha filha (ou vice e versa). Como ela tem medo de enjoar, passar mal etc. gostaria de saber se nos navios menores o navio balança, pois no Allure eu me esquecia que estava em um navio. Quais são suas opções para esse período (após meados de outubro de 2012)? As paradas são sempre de até 12 horas?

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Marilda,
      Fico feliz pela sua primeira experiência em navio ser positiva. Eu também adoro cruzeiros.
      Quanto as opções de travessia, até o momento, confirmada, somente a Royal Caribbean:
      1 – Splendour of the Seas (Royal Caribbean) tem saída no dia 24 de novembro de Barcelona chegando em Santos no dia 09 de dezembro.
      As demais companhias MSC e Costa ainda não divulgaram a travessia Europa/Brasil 2012.
      Assim que elas divulgarem, eu te informo.
      Quanto ao porte do navio: quanto menor o navio, mais chance de ele balançar. Temos que levar em conta também o trajeto, pois na travessia, vocês estarão em mar aberto, podendo algum dia o mar estar agitado.
      O único trajeto que praticamente você não encontrará nenhuma agitação no mar, é na região do Mediterrâneo, pois não há ondas.
      Quanto as paradas: é muito raro uma parada ser de 12 horas no trajeto da travessia. O máximo será de 08 horas.
      Qualquer dúvida, me escreva ou me telefone.

      Grata
      Luciane

      Responder
  14. Edson

    Ótimos comentários ,parabéns ! Gostaria de lhe perguntar, quero fazer a travessia no sentido Brasil/Europa por volta de março.Como estarei com duas filhas que adoram as “Baladas”. Que destino vc recomendaria .\Obs Já em terra na Europa alugaria um carro e passaria pela Riviera Francesa ou Italiana, iria a Paris e Roma , ficaria em torno de 10 dias em terra. Em função dos diferentes trajetos , Por onde seria melhor o Aeroporto de volta , Paris ou Roma/. Existe um preço diferenciado nas passagens aéreas da volta ? E qual tempo para utiliza la?
    Agradeço desde já. E mais uma vez parabéns !!!
    Edson

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Edson,
      Primeiramente agradeço muito por você ter gostado das postagens aqui no Blog!
      Quanto as suas dúvidas, vou tentar te ajudar um pouquinho:
      – como já relatei aqui, depende muito do que o passageiro quer em termos de travessia: se ele busca destino, a MSC tem as melhores opções, pois a travessia dessa armadora, ultrapassa a Itália, chegando até na Holanda, Inglaterra ou Alemanha.
      As demais armadoras (Costa, Royal e Ibero) chegam no máximo na Itália.
      – mesmo você estando com duas filhas que adoram baladas, durante a travessia, elas poderão curtir sim, as baladas do navio, que sempre acontecem após o jantar na boate. Só que lembrem-se: a travessia não é um destino procurado por adolescentes, portanto, não existirá baladas fantásticas que elas estão habituadas.
      – quando da sua volta: vale a pena verificar junto a armadora que você irá comprar o cruzeiro se eles tem alguma promoção da parte aérea. Grande parte das armadoras fazem um preço especial para os cruzeiristas que realizam a travessia, vendendo a um preço muito bom somente o trecho da volta Europa/Brasil. Se por acaso, a armadora que você escolheu não tiver nenhuma promoção, o trecho Paris-GRU é sempre mais em conta do que Roma-GRU, pois em Paris, temos mais de uma companhia que faz os vôos diretos para GRU e em Roma, somente a Alitália, e a tarifa desta é sempre mais cara, a não ser claro, que você não faça questão de vôo direto e voe de Roma para Lisboa e depois para GRU pela TAP. Nesse caso, as tarifas da TAP também são bem interessantes.
      Espero ter ajudado e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a minha agência que terei grande prazer em atendê-lo!

      Um abraço
      Luciane

      Responder
  15. Clayton

    Olá,

    gostamos muito do seu post, valeu a pena mesmo, obrigado. Eu e minha esposa estamos querendo fazer uma travessia em ABRIL/2012, por isso pergunto-lhe quais serão os navios que farão travessias Brasil/Europa agora em Abril, e quais serão as cidades visitadas? Tem algum de melhor custo x benefício, e que também ofereçam o vôo de retorno ao Brasil? Nossa saída deverá ser de Santos – SP. Agradecemos de antemão a sua consultoria, e por favor envie-nos o link da sua agência, ok! Obrigado mais uma vez!

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Oi Clayton,
      Que bom que vocês gostaram dos comentários!!
      Os navios que irão fazer a travessia no mês de abril, são os seguinte:
      MSC Armonia
      Trajeto: Espanha, Portugal, Tunísia, Malta e Itália
      Preço: a partir de USD 2079,00 + USD 340,00 de taxas por pessoa em cabine interna
      Forma de pagamento: 15% de entrada e o restante em 06 x sem juros
      Saída: 22 de abril
      Duração: 19 noites

      ROYAL Caribbean – Splendour of the Seas
      Trajeto: Ilhas Canárias e Barcelona
      Preço: a partir de R$ 6248,00 o casal com todas as taxas inclusas em cabine externa com varanda
      Forma de pagamento: 15% de entrada e o restante em 06 x sem juros
      Saída: 09 de abril
      Duração: 14 noites

      Ambas as armadoras oferecem a parte aérea na volta a um preço promocional, desde que haja disponibilidade.
      Quanto ao custo por dia de extras no navio, calcule no mínimo USD 25,00 somente para as bebidas (sem vinhos, somente água e refrigerantes).
      Quanto ao enjôo da sua esposa, realmente o Dramin vai ser bastante útil!! rssr
      Acessem o site da minha agência: http://www.pontoaltoviagens.com.br e entrem em contato comigo.

      Espero ter ajudado!!

      Um abraço,
      Luciane

      Responder
  16. Clayton

    Tem mais uma coisa importante, quanto em Euros +ou- um casal deve levar para despesas extras neste tipo de cruzeiro? Não temos a intenção de gastar muito, como é nossa primeira travessia, e contato com um navio, então não vamos abusar, pois viajamos todos os anos, e essa medida tem proporcionado mesmo em meio a crises financeiras do país ou do mundo, viajarmos nos últimos 20 anos, então queremos continuar assim, ok! Mas de navio é a primeira vez, minha esposa sempre teve medo de ficar mareada e não conseguir terminar o trajeto, é claro existe Dramin prá quê né?! kkk…obrigado!

    Responder
  17. Joel

    Luciane, estou querendo viajar com minha esposa e filha para Europa em julho/12.
    Comecando na Europa em Amsterdam, de carro.
    Tenho 21 dias.
    Que rota que voce sugere.
    Ja conheco: Frankfurt fiz a Rota Romantica, Inglaterra, Espanha.

    Grato

    Joel

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Oi Joel,
      A minha sugestão de países é a seguinte: Holanda, Bélgica, Luxemburgo e França.
      As cidades que eu indico dentro desses países são as seguintes: Amsterdam, Roterdã, Antuérpia, Bruxelas, Luxemburgo (se você não se opor, fazer a rota dos castelos passando por Steinfort, Koerich, Septfontaines e Ansembourg) e entrar na França por Reims, que é a rota do Champagne, passando também por Epernay e destino final em Paris.
      Espero que goste dessa sugestão!
      Um abraço
      Luciane

      Responder
  18. Silvana Affonso

    Olá,
    Gostaria de saber qdo começam a divulgar e fazer reservas para as travessias Europa/Brasil. Quero ir este ano com meu marido.
    Obrigada.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Silvana,
      Para cruzeiros, as reservas sempre são abertas com até 01 ano de antecedência.
      As travessias que partem da Europa para o Brasil são realizadas a partir do final do mês de outubro.
      Peço que entre em contato com a minha agência pra que eu te informe os trajetos disponíveis e os respectivos preços.

      Grata
      Luciane

      Responder
  19. Justine

    Boa tarde, adorei todas as informações sobre as travessias. São de muita ajuda. Estou pensando em fazer uma travessia Brasil / Europa agora em março pelo Grand Holiday pela Ibero. Sei que o navio é bem menor que das outras companhias mas gostaria de saber se vale a pena.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Justine,
      Que bom que você gostou dos comentários!
      A Ibero tem uma proposta diferente: os navios são menores e eles trabalham com o sistema all inclusive mas bebidas, que são oferecidas somente no almoço e no jantar.
      Se você não se importar em navegar em um navio menor, que vai balançar um pouco mais do que os maiores, embarque nessa viagem!
      Um abraço
      Luciane

      Responder
  20. eunice fabri

    ol,
    que fazer a travessia para europa – amsterdam ou alguma cidade da italia…meu filho e esposam meu esposo e eu…….ja fiz 2 crueiros e adorei.
    aguardo retorno com sugestoes para fim de marco ou abril/12.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Eunice,
      As travessias partindo do Brasil rumo a Europa, começam a ser realizadas em março de 2012.

      Os destinos da MSC:
      MSC Orchestra – saída em 20 de março – desembarque em Livorno no dia 07 de abril
      MSC Música – saída em 17 de março – desembarque em Veneza no dia 04 de abril
      MSC Armonia – saída em 22 de abril – desembarque em Veneza no dia 11 de maio

      Os destinos da Royal:
      Splendour of the Seas – saída em 09 de abril – desembarque Barcelona no dia 22 de abril

      Os destinos da Costa:
      Costa Mágica- saída em 26 de março – desembarque em Dubrovnik no dia 20 de abril

      Para preços e disponibilidades, favor entrar com contato com a minha agência através do telefone (11) 2366-5908.

      Grata
      Luciane

      Responder
  21. Bruno

    Oi,
    Vou fazer uma travessia Brasil/Europa agora em março pelo msc musica. Gostaria de saber se a qualidade do serviço é o mesmo do que fazer um cruzeiro c/ menos dias? ( ja fiz um cruzeiro de 10 dias p/ Argentina) aInternet tem bom sinal na cabine na hora da travessia?e a rede globo passa ate a Europa? e quanto de roupar devo levar p/ ficar 18 dias no navio mais 15 dias na Europa? Obrigado e seus posts sao muito bons! Continue assim…

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Bruno,
      Fico feliz por você ter gostado dos posts aqui publicados.
      Vamos as suas dúvidas:
      – na minha opinião, a qualidade do serviço é boa e não excelente em se comparando aos cruzeiros menores;
      – a internet não tem sinal bom, afinal de contas, você estará no meio do oceano;
      – a Rede Globo não passa na Europa;
      – quanto as roupas que você deverá levar, acho prudente você entrar em contato com o seu agente de viagens, pois foi ele quem elaborou todo o seu roteiro e ele deverá te informar quais as roupas mais apropriadas para cada cidade visitada, levando em conta o clima da cidade.
      Um abraço e boa viagem!
      Luciane

      Responder
  22. Eveline

    Oi
    estarei fazendo a travessia pelo ORCHESTRA da MSC , saindo em 24 de março de 2012 de Recife. Minha pergunta é se o tempo durante a travessia é sem chuva ou há muita probabilidade de fortes chuvas .
    Depois dos naufrágios acontecendo, a gente fica meio receosa de pegar um mar com tempestade. Já com sol é mais tranquilo . Desde já , grata por sua resposta.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Eveline,
      Você estará fazendo uma travessia atlântica, logo, passará por diversos tipos de clima, desde o tropical até o mediterrâneo.
      O ideal é que 03 dias antes de você embarcar, você consulte o site http://br.weather.com/ e informe quais as cidades que você irá passar para assim ter uma idéia de como estará o tempo.

      Grata
      Luciane

      Responder
  23. Sonia Costa

    Obrigada pelas dicas, estou embarcando no MSC Orquestra dia 20 de março para Europa ,espero que o atendimento seja tao bom quanto a da linha Costa, adoro viajar de navio ! Sonia

    Responder
  24. Maria Helena Costa

    Gostei muito de suas informacões, com certeza me serão muito proveitosas as dicas.
    Pretendo ir final deste ano a principio de 2013 , fazer um passeio a Europa, finalizando em Oslo, Norge.
    Você conhece alguma empresa de navegacão que vá até noruega?
    Será minha primeira viagem de navio.
    obrigada, Maria Helena

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Maria Helena
      Fico feliz por você gostar das mediações que são feitas aqui no blog.
      Quanto a sua pergunta, se eu entendi bem, você quer uma sugestão de navio que saia do Brasil com destino final na Noruega, certo?? Se for isso, infelizmente nenhuma companhia marítima faz o trajeto até a Noruega.
      Outra coisa importante, é que as travessias que partem do Brasil rumo a Europa começam sempre no mês de março e terminam no máximo no mês de maio. Nunca antes disso.
      Como eu já falei aqui no blog, a MSC tem os melhores destinos para a Europa. Em 2013, o MSC Música sairá do Rio de Janeiro no dia 08 de abril com destino a Kiel na Alemanha. Esse é o melhor destino partindo do Brasil.
      Se você quiser maiores informações, entre em contato com a minha agência que terei um enorme prazer em atendê-la.
      Um abraço
      Luciane

      Responder
  25. paulo coutinho

    OBRIGADO PELOS EXCLARECIMENTOS! ESTAREI FAZENDO A TRAVESSIA PELA MSC ATE HAMBURGO NA ALEMANHA ESPERO QUE DE TUDO CERTO! ESTAREI SOZINHO….FIZ OUTRAS TRAVESSIAS MAS SEMPRE COM AMIGO!
    ABRAÇOS CONTINUE POSTANDO SUAS NOVIDADES! SEMPRE BOM!
    ABRAÇOS

    Responder
  26. sonia

    Boa noite,.Qual seria a melhor epoca para ver os campos de lavanda?Posso programar minha travessia ou “cruzada” para 2013 a partir de quando? Ah, pretendo ir com meu esposo, como funciona o segundo passageiro gratis?Andei dando uma olhada e gostei de um roteiro Brasil/Europa no MSC Magnifica-17 noites voando do Brasil pela TAP paraGenova/Marselha/provence/Barcelona/Lisboa/Las Palmas/Ilhas Canarias/Recife/Maceio/Salvador/Ilha Grande e Angra.Pode me passar valores? Gostei muito das dicas e dos comentarios, parabens.Fico aguardando contato, grata.

    Responder
  27. sonia

    Boa noite,.Qual seria a melhor epoca para ver os campos de lavanda?Posso programar minha travessia ou “cruzada” para 2013 a partir de quando? Ah, pretendo ir com meu esposo, como funciona o segundo passageiro gratis?Andei dando uma olhada e gostei de um roteiro Brasil/Europa no MSC Magnifica-17 noites voando do Brasil pela TAP paraGenova/Marselha/provence/Barcelona/Lisboa/Las Palmas/Ilhas Canarias/Recife/Maceio/Salvador/Ilha Grande e Angra.Pode me passar valores? Gostei muito das dicas e dos comentarios, parabens.Fico aguardando contato, grata.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Sonia, boa tarde!

      A melhor época pra você ver os campos de lavanda na Provence é a partir da 2 semana de junho até a 2ª semana de julho.
      Infelizmente, nesse período, não há nenhuma travessia que parta do Brasil rumo a Europa ou vice-versa.
      As travessias da Europa para o Brasil, começam no final de outubro e se estendem até a 2ª semana de novembro.
      As travessias que partem do Brasil rumo a Europa, começam em março e se estendem até no máximo a 1ª semana de maio.
      O 2º passageiro é grátis desde que haja disponibilidade. Se houver, ele só pagará as taxas portuárias de USD 340,00 e as taxas de serviço de USD 136,00.
      O MSC Magnífica só dispõe de 2º passageiro grátis para as cabines suíte com varanda (USD 3229,00) ou suíte deluxe (USD 3389,00).
      Para as demais cabines, seguem os preços promocionais que serão cobrados por pessoa:
      Cabine Interna – categoria 2 – USD 628,00 + USD 340,00 de taxa portuária + USD 136,00 de taxa de serviço = USD 1104,00
      Cabine Externa – categoria 4 – USD 799,00 + USD 340,00 de taxa portuária + USD 136,00 de taxa de serviço = USD 1275,00
      Cabine Externa com varanda – categoria 6 – USD 939,00 + USD 340,00 de taxa portuária + USD 136,00 de taxa de serviço = USD 1415,00
      Espero ter ajudado, e se tiver mais alguma dúvida, aguardo o seu contato.

      Um abraço
      Luciane

      Responder
  28. josé carvalho

    Estou com uma travessia marcada para 11/11/12. Sai de Genova. Vai parar em Barcelona, Lisboa, Funchal e Tenerife. Irei no MSC Fantasia. Parece ser um navio muito bom contudo, o período de parada nos portos é muito curto. P.e. em Barcelona só 6 horas. Não sei se compro o passeio oferecido no navio. É caro. Também não sei se vale a pena comprar qdo descer. Tenho muitas duvidas. Agradeço se alguém puder dar alguma dica. Obrigado!!

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      José
      Nas travessias, assim como em boa parte dos cruzeiros, o tempo em cada porto é pequeno.
      O ideal é você saber aproveitar ao máximo esse tempo, e tentar conhecer um pouquinho de cada cidade.
      Em Barcelona, não compre nenhum passeio no navio. Os passeios são muito caros e não vale a pena. Barcelona é uma cidade muito fácil de se locomover.
      Minha sugestão: compre o sightseeing http://www.city-discovery.com/barcelona/ pois através desse passeio, você terá uma boa noção do que Barcelona oferece.
      Um abraço
      Luciane

      Responder
  29. Taiane

    Olá…

    Pretendo realizar essa viagem em 2013; gostaria de receber algumas dicas. Você pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail.

    Obrigada!

    Responder
  30. Felipe

    Muito bom o post! Pretendo fazer a travessia ano que vem com minha namorada e ela morre de medo de enjoar muito. Qual o “melhor” navio, o que tem chances de balançar menos?

    Muito obrigado!

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Felipe
      Fica difícil falar em termos de balanço no mar, até porquê, você vai cruzar o Atlântico. Sempre procure os navios maiores.
      O que eu sugiro, é que se é a primeira vez dela realizando um cruzeiro, vocês iniciem por águas mais calmas, como o Mediterrâneo ou o Mar Báltico, pois esses dois, quase não tem ondas e a probabilidade de balançar e ela enjoar é mínima.

      Espero ter ajudado!
      Um abraço
      Luciane

      Responder
  31. renata

    Olá, já fiz alguns cruzeiros,mas sempre no Brasil… mas em 201l3 vou fazer a travessia, minha medo é como não sei ingles nem espanhol, acho que vamos penar um pouco, tem alguma dica quem procurar o que fazer?

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Renata
      Realmente, não falando inglês nem espanhol, você terá um pouco de dificuldade de se comunicar, porém toda a tripulação do navio é orientada a atender os cruzeiristas da melhor forma possível.

      Boa viagem
      Luciane

      Responder
  32. Valesca

    Adorei ler sobre sua viagem, pretendo muito fazer uma travessia, mas só em 2014…Seu blog já está adiconado aqui nos meus favoritos….Bjsss e obrigada pelas dicas…

    Responder
  33. renata

    Olá, agradeço sua atenção, mas minha dúvida não é sobre o navio pois quanto a isso conseguimos nos virar, meu medo é em Barcelona ou nas outras paradas….
    Desde já agradeço.

    Renata

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Renata,
      O que eu sugiro é que vocês levem consigo um mini guia de conversação (a lingua, se inglês, francês ou outro idioma, vc decide qual), em qualquer livraria você pode comprá-lo.
      Não sei exatamente quais serão as paradas do navio, mas em Barcelona, esse guia não é necessário, pois o espanhol, por ser uma lingua latina como o português, é mais fácil de ser entendido.

      Boa sorte
      Luciane

      Responder
  34. Fabiana

    Esta, provavelmente sera minha próxima! Mas, gostaria de saber sobre quantas festas e/ou eventos temáticos, aconteceram na sua viagem. Gostaria de saber também sobre o comportamento, vestimenta dos passageiros e a educação dos tripulantes? Confesso que fiz com a minha irma um cruzeiro de 9 dias e mesmo sendo meu primeiro, observei a falta de educação de muitos passageiros. Observei também, vestimentas casuais na noite de gala, muita falta de educação e grosseria da maioria dos tripulantes. Sem contar que os guardanapos de colo e as toalhas de banho, sempre vinham manchados de maquiagem de outras pessoas e eram dobrados de forma a esconder tal falta de higiene.
    Gostaria de acreditar que no meu caso foi só uma falta de sorte. Obs.: Não foi all inclusive e foi a ultima viagem da temporada de 2011/2012 pela MSC (Navio Musica).
    Muito obrigada pela atenção e um forte abraço.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Fabiana
      Veja, a travessia que eu realizei pela MSC foi composta além dos jantares normais, por 04 jantares de gala e todos a bordo (cruzeiristas e tripulação) se comportaram da melhor forma possível.
      Nos jantares de gala, é recomendável e não mandatório que os passageiros utilizem vestido longo (para as mulheres) e smoking (para os homens). Por não ser obrigatório esse tipo de vestimenta, várias pessoas não a utilizam.
      Confesso a você que já fiz vários cruzeiros de diversas armadoras ao redor do mundo, e em nenhuma delas, 100% a vestimenta é levada a sério, até porquê, como mencionei aqui é recomendável e não obrigatório.
      Infelizmente você não deu muita sorte com o seu cruzeiro.
      Como sugestão, busque os cruzeiros realizados pela AZAMARA (da empresa ROYAL CARIBBEAN) que são mais luxuosos e tenho certeza, de que a tripulação não cometerá nenhuma grosseria com nenhum passageiro.
      Espero ter ajudado!!

      Um abraço
      Luciane

      Responder
  35. aline Rezende

    Ola boa noite, tenho muito interesse em fazer uma travessia nos meses de abril ou maio 2013, somo 2 casais e um bebe de 3 anos.. gostaria de saber valores se tem algum disponiveis para estas datas. aguardo um contato. ah! adorei seu blog tel de contato 27 9239 0139

    Responder
  36. Layla

    Ola! Eu e minha mae fechamos hoje a travessia atlantica para 2013 no MSC Magnifico. Fico feliz de ver comentarios positivos sobre a travessia como os seus!! Ja conheco a Europa mas minha mae nao, entao quero q ela aproveite ao maximo cada minuto. Meu medo e a ansiedade de ficar 5 dias direto navegando e qual publico vai para as travessias. Haviam bastante casais, gringos e pessoas jovens???? beijos

    Responder
  37. ROSA

    ROSA

    JA COMPREI A TRAVESSIA NO MAGNIFICA 2013
    O PERIGO MAIOR ,É QUERER FAZER AS VIAGEM TODOS OS ANOS
    HARMONIA NO BRASIL, TRAVESSIA MELODY 2010 ,ORQUESTRA 2011, NA EUROPA SPLENDIDA 2011
    JA ESTOU C/ O CARTÃO BLACK
    QUER MAIS ,E SO INDO P/ SABER É MUITO BOM
    BOA VIAGEM

    Responder
  38. Marlene

    De pleno acordo com a Rosa. Meu marido e eu já fizemos uma travessia, em 2011, com o MSC Armonia; acabamos de retornar de um cruzeiro pelo Mediterrâneo, com o MSC Musica; e já estamos escolhendo o próximo. Também somos socios do MSC Club. Cada experiência é única!! Estamos nos viciando nessa forma de viajar e conhecer o mundo. Vivemos muito nossas “Trip pelo Mundo”. Recomendamos, sim!! Boa viagem para todos!! Marlene.

    Responder
  39. Vera lucia heimann

    Estou querendo fazer a travessia de santos a amsterdam,ou ate Alemanha estou em duvida, e chegando lá nao sei se devo ir a Paris ou se alguém puder me ajudar, vou com 6 amigas que tbem nao conhece nada, eu já fui ate Veneza e de lá fui a Paris …….. Obrigado

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Vera
      Decisão difícil a sua hein??! rsrsr Holanda ou Alemanha?? Eu ficaria com os dois, mas como vc só pode escolher um, teremos que ponderar o que mais te encantará em cada destino.
      Pra isso, peço que você entre em contato com a minha agência (11) 2366-5908 pra que eu possa de explicar melhor o que cada destino tem de melhor, levando em conta claro, que você partindo dessa escolha possa ir para Paris.

      Um abraço
      Luciane

      Responder
  40. jorge luiz wolker

    JÁ FIZ DUAS TRAVESSIAS A PRIMEIRA FOI EM 2009 ATÉ BARCELONA e a segunda em 2011 até VENEZA…já estou me preparando para a terceira em 2014….é tudo de bom….o preço é bom, se tem oportunidade de conhecer diversos lugares, a comida internacional é ótima, há oportunidade de praticar idiomas estrangeiros, além disso, por ser uma viagem internacional e seletiva, não há o risco de se aborrecer com hóspedes inoportunos, adolescentes “malas” que não respeitam os demais hóspedes, pois a clientela da travessia são pessoas educadas e normalmente maduras….

    Responder
  41. Eliana Vieira dos Santos

    Já fiz 5 cruzeiros, todos no Brasil, mas vou realizar meu sonho e dia 14 de Março embarco rumo a Itália no Costa Fortuna e apesar do roteiro não ser o mesmo (apenas Las Palmas, Cadiz e Lisboa são iguais a sua viagem) as dicas foram excelentes. Tenho certeza que seram 20 dias maravilhosos, depois escrevo contando.

    Obrigada.

    Eliana.

    Responder
  42. Bruno

    Olá Parabéns pelo post fiquei com mais vontade ainda de fazer a travessia.
    Minha irmã mora em Portugal e gostaria muito de ir pra lá de novo só que fazendo este cruzeiro e gostaria de algumas informações se for possível.

    Esta Rota é feita apenas para a ida ou existe possibilidade de voltar também de navio? Penso em ficar Dois ou três meses em Portugal e depois voltar mas Tenho PAVOR de avião!

    Agradeço a atenção!

    Abraços

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Bruno
      Fico feliz por você ter gostado do post, afinal de contas é pra vocês todos os comentários aqui postados.
      Existe a possibilidade da volta, porém de navio, você deverá levar em conta que os navios que partem do Brasil ruma o Europa, saem daqui nos meses de abril e maio.
      Já os navios que partem da Europa rumo ao Brasil, fazem essa travessia nos meses de novembro e dezembro.

      Espero ter ajudado!
      Luciane

      Responder
  43. Jose

    Olá,
    Eu tambem tenho medo de avião e gostaria de conhecer a europa fazendo a travesia de navio… sera que é possivel ficar 5 ou 6 meses conhecendo europa? teria que ter algum visto especial?

    Obrigado

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      José
      A União Européia que é composta por diversos países, não exige visto para brasileiros desde que esses fiquem em viagem a turismo pelo prazo máximo de 90 dias.
      Acima desse período é necessário que você consulte a embaixada de cada país que você pretende visitar pra saber quais os trâmites necessários.

      Espero ter ajudado!

      Luciane

      Responder
  44. Maria Aparecida

    Vou fazer a travessia pela MSC em abril até a Alemanha….Poderia me informar sobre temperatura prevista nos locais de parada???? e durante a travessia???? e no navio é necessário roupas de frio? O navio escolhido é o Música que sai de Buenos Aires dia 05/04

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Maria Aparecida
      Para saber essas e demais informações referente a travessia, consulte o seu agente de viagens, ou seja, a pessoa que te vendeu esse roteiro.
      Ele é a pessoa mais indicada pra te informar toda e qualquer dúvida que você possa a ter.
      De qualquer forma, sugiro que você consulte também o site http://www.weather.com

      Boa viagem!
      Luciane

      Responder
  45. José Barros

    Lí pela primeira vez o seu blog e gostei muito. Bem explicativo e com orientações importantes. Parabens.
    Estou planejando fazer um passeio de navio pelo mediterraneo nos meses de maio e ou junho. Gostaria de orientação sobre este tipo de viagem.
    Grato,
    José Barros

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      José
      Os meses que você escolheu para essa viagem, são bons.
      Maio é primavera, onde os preços são melhores, porém, dependendo do trajeto que você fará no mediterrâneo, não terá muito sol.
      Junho já é verão, os preços sobem e o sol aparece bem.
      Os detalhes burocráticos são: ter em mãos passaporte válido, pois para a Europa, não exige-se visto, somente um seguro viagem denominado Schengen que você deverá comprar através da agência que você comprar o seu roteiro.
      Se você precisar de mais alguma informação, me encaminhe um e-mail: [email protected].

      Grata
      Luciane

      Responder
  46. Virginia

    Olá! Estou pensando em fazer um cruzeiro de travessia, só que da Europa pra cá, em outubro ou novembro. Mas não consigo encontrar informações a respeito, sou do Rio de Janeiro e gostaria de saber se mesmo assim, poderia me ajudar. Desde já agradeço.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Virginia,
      Travessia de cruzeiros que rumam do Brasil para a Europa e vice-versa, tem os preços tabelados.
      Veja, não é que eu não quero te atender, mas como a minha agência fica em SP, a logística operacional seria inviável.
      Como sugestão, contate o site da operadora Visual Turismo http://www.visualturismo.com.br (que comercializa os roteiros que envolvem a travessia atlântica) e procure as agências credenciadas no Rio de Janeiro.
      Espero ter ajudado!
      Luciane

      Responder
  47. DAVID ROMEU LIMA SALOMÃO

    LUCIANE, bom dia!
    Pretendemos fazer um cruzeiro de travessia do Atlântico, retornando da Europa após 06 meses, também de navio. Estamos surpresos com sua boa vontade em responder todas as dúvidas dos cruzeiristas, e com tanto conhecimento de sua parte. Já fizemos cruzeiros pela INTRAVEL (SP); MARÍTIMOS (SP) e pela QUATRO CANTOS (NITERÓI – RJ.), no Mariner of the Seas, Splendour of the Seas, Costa Concórdia e MSC Sinfonia. Gostaríamos de saber maiores informações sobre sua agência, e se nos ajudará em nossas dúvidas. Grato. DAVID ROMEU LIMA SALOMÃO ([email protected]).

    Responder
  48. Roberto

    Estamos indo em abril ate Hamburgo. Gostaria de saber se, em Dover, existe facilidade de se comprar excursão para Londres no porto, ou se e melhor se garantir e comprar o pacote do navio.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Roberto
      Quando eu fiz esse trajeto, não existia excursão que saia de Dover e ia para Londres, porém, você pode comprar bilhete de trem que sai de Dover e vai pra Londres e fazer um day trip por sua conta.
      Eu tive a infelicidade de comprar a excursão do navio, e me arrependi muito, pois na data em questão, a rainha Elizabeth estava saindo de Londres para um compromisso e em função disso o trânsito estava caótico e a excursão não cumpriu nada do roteiro prometido.
      Se tivessemos ido de trem, teríamos aproveitado muiito mais.
      Agora a decisão é sua!
      Espero ter ajudado.
      Luciane

      Responder
  49. VALERIA

    Boa noite!
    Estava sonhando com meu próximo cruzeiro e encontrei este site.Amei!
    Quero fazer a travessia,mas fazê-la-ei sozinha. Por favor,me ajude a planejá-la,incluindo dicas e informações sobre vestuário,custos dentro e fora do navio e sugestões de companhias.Vou em 2014 .
    Beijos,
    Val

    Responder
  50. Neusa Maria Vaz

    Estou indo fazer a travessia agora no próximo dia 28. Voce pode me dizer como é o meio de tranporte do passeio comprado dentro do navio, de Dover até Londres? Todos os passeios em Londres são ciceronados pelo pacote ou eles deixam voce em algum ponto e depois de te apanham. Muito obrigada e parabéns pelo seu relato. É animador. Um abraço, Neusa

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Neusa
      Como você não efetuou a compra do cruzeiro com a minha agência, vou me basear nas informações da minha travessia, que já faz pelo menos 03 anos: o passeio que compramos no navio nos levava do porto de Dover até Londres de ônibus, algo em torno se eu não me engano de no máximo 01 hora e meia.
      Lá eles determinaram um local e horário em que todos os passageiros dessa excursão deveriam estar, portanto, nós tivemos um tempo livre pra explorar Londres da forma em que quiséssemos. Não sei se hoje essa excursão ainda é dessa forma.
      Consulte o agente de viagem que te vendeu essa travessia, pois ele é a pessoa mais qualificada pra te orientar.

      Boa viagem!
      Luciane

      Responder
  51. Joana Leal

    Olá, Luciane! Como todos, suas informações foram de extrema importância para ajudar quem tem interesse neste tipo de viagem. Encontrar informações detalhadas sobre travessias é muito difícil.
    Gostaria que, se pudesse me ajudar em algumas dúvidas: Em relação à travessia, os dias que se passa em navegação, qual é a sensação, demora muito a passar os cinco dias ou realmente há o que se fazer no navio? Existe algum “hospital” ou clínica médica dentro do navio?
    Existe travessia do Brasil para os Estados Unidos, Miami por exemplo?
    Muito obrigada e um grande abraço!

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Joana
      Fico feliz por você achar útil os comentários postados aqui no blog!
      Vamos as suas dúvidas:
      Passar 05 dias no navio cruzando o Atlântico, pra mim, foi muito tranquilo.
      Primeiramente porque estava acompanha de meu marido e de um casal de amigos, portanto, a viagem se tornou mais que prazerosa.
      Em segundo lugar, sempre vai ter alguma atividade que o navio vai proporcionar aos seus cruzeiristas, como palestras de temas variados, tour pela cozinha do navio entre outras coisas.
      Mas se ainda assim, você não estiver a fim de participar de nada disso, ainda vai ter a academia, o spa, o deck pra tomar sol (desde que haja sol) ou então pra ler um bom livro tendo como pano de fundo o oceano.
      Não existe nenhum hospital no navio. O que existe é uma enfermaria composta de um médico que fica a bordo durante toda a travessia.
      As travessias que partem do Brasil tem destino sempre para a Europa, pois os cruzeiros terminam a termporada de verão na América do Sul e rumam em direção a nova temporadora de verão na Europa. Não há travessia para a América do Norte partindo do Brasil.
      Espero ter ajudado!!

      Um abraço
      Luciane

      Responder
  52. Luciano Machado

    Bom dia Luciane, tudo bem?

    Li seu blog e fiquei muito interessado em fazer uma travessia atlântica em navio, até porque já estava nos meus planos mesmo uma viagem para Europa agora. Em Janeiro fiz um cruzeiro para Argentina e Uruguai pela Ibero Cruceros (navio Grand Holliday) e foi bacana, pois apesar de ter ido com minha mãe, encontrei por acaso um jovem casal de amigos.

    Dessa vez a ideia é ir sozinho e em minhas buscas acabei encontrando um cruzeiro saindo de Recife no dia 20 de Abril rumo a Lisboa pela empresa Pullmantur que tem o fato de oferece sistema all inclusive. O que me chamou a atenção é que a cabine individual está com preços excepcionais já com todas as taxas inclusas. Mesmo com o aéreo para Recife, me pareceu irresistível.

    Cruzeiro Recife – Lisboa – Pullmantur (Navio Empress)
    Cabine individual interna – Deck 3 – R$ 1.148,00
    Cabine individual externa – Deck 7 – R$ 1.364,00

    A ideia é de Lisboa ir para Madrid e/ou Barcelona, depois Paris e por fim Londres. E de Londres pegar o avião de volta.

    Gostaria muito de ter sua opinião a respeito dessa escolha e se você teria essa ou outras opções na faixa. Me manda um e-mail?

    Aguardo.

    Muito obrigado.

    Abraços,

    Luciano

    Responder
  53. Wallace

    Bom dia Luciane,

    Eu estava no olhando o seu blog e achei tudo muito interessante.

    Eu e minha namorada queremos fazer a travessia da Europa-Brasil em Novembro 2013, mas até agora não achei promoções para essa viagem.

    Você pode me encaminhar uma cotação dos cruzeiros que fazem esse percurso em novembro de 2013?

    Quanto mais ou menos eu gastaria com passagens aérea e navio?

    obrigado

    Responder
  54. Natalia

    Eu estava no olhando o seu blog e é muito bacana!!!

    Eu e meu noivo queremos fazer a travessia Brasil-Europa em março ou abril/2014 , mas até agora não achei promoções para essa viagem.Tenho dúvida se seria melhor esta travessia(Brasil-Europa) ou a contraria (Europa-Brasil, que normalmente é em novembro, correto?!)…

    Quanto mais ou menos nós gastariamos com passagens aérea (BH) e navio?Você poderia nos “socorrer”com um orçamento?! rs

    Desde já agradeço a atenção !!!!

    Responder
  55. rosani

    fiz a travessia agora dia 05 de março de 2013,adorei, navio escolhido foi MSC FANTASIA,com duraçao de 17 dias,paramos na ILHA DA MADEIRA<Malaga na Espanha Palermo na Italia e Malta ilha Celta,pra mim o lugar mais lindo que ja ate hj, apesar de outras viagnes e outros cruzeiros adorei este e pretendo no ano quem vem fazer esse seu roteiri,adorei as dicas obrigado,mas tbse puder vai nesse q fui,pois e otimo tb.. abraços

    Responder
  56. inez

    Como foi a viagem em relacao ao mar?
    Balanca mto??
    Ja fiz cruzeiros aqui na America do Sul e tenho interesse em crucar o atlantico mas tenho medo de pegar o mar agitado!!

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Inez
      O único destino que o mar praticamente não balança, é o Mar Mediterrâneo, pois nele as ondas são praticamente inexistentes.
      Cruzar o Atlântico balança um pouco, mas fique tranquila porque em último caso, basta tomar um Dramin que o problema se resolve.

      Luciane

      Responder
  57. idenize

    vou fazer a travessia em 2014 no MSC. magnífica com a minha filha,vou parar em dover e vc. acha que é mais seguro fazer o passeio a Londres pelo navio ??? ou dá para pegar um trem e ir por conta,outra coisa vou descer em amsterdam pouco tempo (9h. as 15h.) dá para visitar o que ??? minha ultima parada é em hamburgo e depoispretendo ir até Zurick,o que vc. acha ???? obrigada !!!

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Idenize

      A questão não é ser seguro ou não, e sim uma questão de escolha.
      Quem domina o idioma inglês, consegue se orientar bem em se tratando de trem e metrô e não quer seguir um grupo com horário para saída e retorno, eu sugiro que comprem o bilhete de trem em Dover para Londres, pois é muito mais rápido e o dia em Londres será muito mais proveitoso.
      Já quem não possui as habilidades descritas acima, é melhor seguir uma excursão.
      Em AMS, pelo pouco tempo que vocês terão, eu sugiro alguns passeios imperdíveis: Passeio pelos canais de Amsterdam e Museu Anne Frank. Se restar algum tempo ainda, decidam entre conhecerem a Heineken Experiencie ou Museu Van Gogh.
      Vá a Zurich, vale muito a pena!

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte
      Luciane

      Responder
  58. Neiva

    Olá……vamos em 03 casais para travessia em março 2014 com Magnifica MSC, até Hamburgo…. O que você na sua experiência, aconselha a fazer de passeios? e comprados no navio, ou não?

    No navio, durante a travessia, ele balança muito? já fizemos na costa brasileira, mas bate um certo medo….
    Se puder nos dar dicas, agradecemos e muito..
    Abraço!!

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Neiva
      Todas as travessias em que realizei não fui para Hamburgo.
      O que eu sugiro a você, é que entre no site http://www.germany.travel/pt/cidades-e-cultura/cidades/magic-cities/hamburgo.html e veja as sugestões de passeios.
      Quanto a comprar no navio os passeios ou não, vai depender da desenvoltura do idioma de vocês. Se vocês dominarem bem o alemão, não tem porque depender de excursões do navio, vale mais a pena ir por conta.

      Boa viagem!
      Luciane

      Responder
  59. Neiva

    Olá…..me refiro aos passeios, comprar no navio ou não, em todas as paradas do navio. Começando por Lanzarotte, L’acoruna, Cádiz, Dover, Amsterdã e Hamburgo. Estamos em dúvida!! e quanto ao navio, balançar em alto mar…. qual seu comentário??
    Agradecemos suas dicas, se puder.
    Abraço!!
    Neiva

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Neiva,
      Como eu já respondi aqui, quanto aos passeios, vai depender da desenvoltura de vocês em se locomover por conta própria em cada parada do navio.
      Se vocês se sentirem seguros quanto ao idioma e tiverem uma boa noção de localização e planejamento, não há motivo pra comprar os passeios no navio, ou seja, se vocês querem “segurança” e não “aventura”, comprem os passeios no navio.
      Quanto ao fato do navio balançar, principalmente no trecho entre Dover e Amsterdam, balança um pouco mais que o normal. No resto do trecho, é bem tranquilo (pelo menos foi o que eu achei).

      Boa viagem!
      Luciane

      Responder
  60. Neiva

    Olá…….Luciane, muito obrigada pela sua atenção e suas dicas. Faremos a viagem e depois comentaremos como foi.
    Grande abraço!!
    Neiva

    Responder
  61. Paulo

    Olá Luciane! Parabéns pelo seu blog, muito interessante!
    Em outubro farei uma travessia da Europa para o Brasil, por meio do navio MSC Orchestra, com o seguinte trajeto: Genova, Marselha, Barcelona, Lisboa, Las Palmas, Recife, Maceió, Salvador, Ilha Grande e Santos.
    Gostaria que desse algumas dicas de passeios nestes lugares, um forte abraço, Paulo!

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Paulo,
      Fico muito feliz por você ter gostado das informações postadas aqui no blog!
      Bom, vamos a sua resposta: como em todas essas paradas, o período que você terá não será mais do que 07 horas, eu sugiro que você otimize o tempo ao máximo possível da seguinte forma: compre ingressos para o City Sightseeing http://www.city-sightseeing.com. Sempre tem um ponto de embarque, bem na saída no porto.
      Esse passeio é muito prático, pois ele passa nas principais atrações de cada cidade e você pode descer, conhecer e depois subir novamente no ônibus para seguir o seu destino rumo a outra atração.
      Espero ter ajudado.

      Boa viagem!
      Luciane

      Responder
  62. Paulo

    Olá Luciane!! Muito obrigado pelas dicas!! No site da City Sightseeing notei eles não prestam serviços em Marselha (França). Sendo assim, existe algum serviço semelhante? Ou melhor o que recomenda fazer por lá? Abraço!

    Responder
  63. Paulo

    Luciane,

    Mais uma vez agradeço a atenção!

    Me informe depois o site de sua agência.

    Sobre esses passeios, as paradas têm tempo suficiente para tirar fotos e comprar suvenires? Tiro como exemplo Barcelona, pois lá tem o estádio do clube da cidade, o qual gostaria de visitar.

    Paulo

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Paulo
      O site da minha agência é o mesmo do blog: http://www.pontoaltoviagens.com.br
      Sobre os passeios, como sempre, você deverá ter foco, pois utilizando o passeio do City Sightseeing, você poderá descer onde quiser, ficar quanto tempo quiser, tirar fotos, fazer compras e depois pegar novamente o City Sightseeing e dar continuidade aos locais de visita de seu interesse, sempre lembrando claro, o tempo total em que você terá em cada cidade visitada.

      Luciane

      Responder
  64. Paulo

    Luciane,

    Bom dia!

    Sobre os passeios do City Sightseeing, vc recomenda comprá-los na hora ou antes de viajar, pela internet? Na hora eles aceitam cartão ou é só dinheiro?

    Att.

    Paulo

    Responder
  65. Neiva

    Bom dia Luciane!

    Seu blog é muito interessante, adorei navegar por ele!!!

    Temos interesse em fazer a travessia no Magnifica da MSC no dia 29.03.2014, com destino final Hamburgo. Gostaria de receber via email , de sua agência, valores de cabine externa com varanda na categoria 7 ou 8.
    No aguardo, agradeço pela atenção.

    Grande abraço!

    Neiva

    Responder
  66. Ana Carolina

    Olá,

    Parabéns pelo blog Luciene está muito bem elaborado e agradável de ler.
    Eu tenho uma dúvida, partindo de um porto do Brasil, quantos dias levaria até chegar a La Palma na Espanha?

    Abraços

    Carol

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Carolina,
      Fiquei feliz por gostar dos post do blog!
      Quanto a sua pergunta, Las Palmas, que faz parte das Ilhas Canárias e é território espanhol, fica em torno de 04 dias partindo do nordeste do Brasil.

      Um abraço
      Luciane

      Responder
  67. Paulo

    Olá Luciane!

    Td bem?

    Na última semana de outubro deste ano e no início de novembro farei uma travessia Europa-Brasil. Será outono no continente europeu. O outono de lá é semelhante ao nosso inverno? Que tipo de roupas devo levar?

    Abraço!

    Paulo

    Responder
  68. Grasiela Foss

    Olá Luciane

    Adorei seu blog, parabéns.

    Queria tirar uma duvida com você, Já fiz 3 travessias, duas pela Royal Caribbean e uma pela Costa Cruzeiro, gostaria de informações sobre a MSC, como é a cordialidade dos funcionários, a gastrônomo é boa, o que você pode ressaltar de pontos positivos e negativos.

    Muito Obrigada
    Grasiela Foss

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Grasilea,
      Fico feliz por você gostar dos posts do blog!
      Quanto a sua pergunta, a cordialidade da MSC é boa, assim como todas as companhias, já a gastronomia, para o meu gosto, eu prefiro a da Royal.
      Não que a da MSC não seja boa boa, não é isso, mas em termos de opção, achei ela sempre um pouco repetitiva.
      O ponto forte da MSC, em se tratando de travessia, como eu já relatei aqui no blog, são os destinos onde os navios chegam, pois Royal e Costa vão até o máximo a Itália, já a MSC sempre se prolonga mais, chegando até Holanda, Alemanha.
      Espero ter ajudado!!

      Um abraço
      Luciane

      Responder
  69. Eliane

    Bom dia.
    Farei a travessia do atlantico em outubro pela MSC.Gostaria de saber, ´qual é normalmente a temperatura nessa época no navio…faz frio??? O navio balança muito?
    Agradeço antecipadamente

    Responder
  70. Maria Isabel Pauluti

    Boa tarde,
    gostaria muito de saber as opinioes de passageiros de viagem travessia de navio saindo de santos.

    Gostaria de saber as opinioes das pessoas dos Navios e roteiros.

    Pretendo fazer a travessia e escolher um navio bacana.

    abraços Isabel

    Responder
  71. Maria

    Olá. Em 10 de novembro farei a travessia no Msc Precioza saindo de Genova, passando por Barcelona, lisboa, teneriffe, e outra cidade que nao me recordo no momento w chegando em Salvador dia 21. O navio balança muito nesse roteiro? Chegaremos em Genova dia 08 e so embarcaremos no Precioza dia 10. Por favor sugira um roteiro para aproveitar esses dois dias

    Responder
  72. Magno da Silveira

    Boa tarde. faremos eu e minha esposa a travessia em Março de 2014 pela MSC Magnifica, com destino a Hamburgo, onde ficaremos mais 1 dia. De lá seguiremos para Paris por mais 5 dias. Qual a melhor moeda para utilizar por lá dólar ou euro?

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Tania,
      Você pode fazer isso sim, lembrando que a temporada de cruzeiros é sempre de 06 meses, portanto, esse será o período em que você deverá permanecer na Europa até regressar ao Brasil.

      Luciane

      Responder
  73. Paulo

    Luciane,

    Quanto à segurança pessoal nos lugares a serem visitados na Europa (Genova, Marselha, Barcelona, Lisboa e Ilhas Canárias), há alguma recomendação especial?

    Abraço!

    Paulo

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Paulo
      A recomendação que eu sugiro a todos os meus passageiros é ter o mesmo cuidado que teriam se estivessem em sua cidade de origem.
      Como eu resido em São Paulo, os mesmos cuidados que tenho aqui, repito-os na Europa.
      Já tive relato de passageiros que se surpreenderam em Lisboa com os chamados “carteiristas”, ou seja, batedores de carteiras, mas isso foi em 2010.

      Boa viagem
      Luciane

      Responder
  74. catarina

    Olá Luciane,
    meus parabens,pela iniciativa em dividir conosco tua experiencia,
    a tempos que eu estava a procura de alguem que de fato conta-se como realmente é a cruzada.

    estou prestes a ir par lisboa semana que vem dia 30 de novembro,
    tenho passaporte portugues,por isso vou so com passagem de ida.

    porem ainda estou no dilema,avião ou encarar o navio?
    o motivo,é o pesadelo da minha mudança,10 malas de 32 kg!!!!!
    analisei muito,pois as opções são todas arriscadas,
    falei com 2 agencias de viagem na minha cidade,porem as coitadas,não entendem nada,nem tem vontade de pesquisar,então estou sozinha a ver navios neste stress….
    como voce já passou pela experiencia,quem sabe pode me dar alguma dica!!!

    -de avião posso levar 2 de 32 kg e mesmo pagando apenas mais 2 e o preço 1.000 reais por cada mala,porem 99% de chance de extraio e roubo,
    mega ingenuo de quem ainda acha que não acontece,então pagar caro não é gartantia de chegar e pegar a mala da esteira,alias é um pesadelo.

    -de correio apenas 1 caixa de 20kg,300 reais cada,sem certeza de data de entrega,nem 100% de garantia contra roubo ou extravio,fora a incerteza dos dias de entrega.

    -de transportadora internacional,1 milhão de burocracias,6 manos que passam por suas malas,caro e sem certeza de quantos dias vai chegar,e se chegar se vai estar tudo lá dentro.

    te relatei tudo isto,PORQUE? pois bem,uma tia nely.minha colega idosa de hidro,me contou o seguinte,(VOCE PODE LEVAR SUAS 10 MALAS COM VOCE NA CABINE GRANDE,VAI FICAR APAERTADO,MAS VOCE PODE)
    não sei se é historia de tia doida por navio e bingo,mas se for,vai valer o sacrificio de passar 2 semanas no navio,pois seria minha unica garantia de minha mudança chegar comigo.
    SERÁ QUE É VERDADE?POSSO LEVAR TANTO COISA PRA CABINE?

    agora a pergunta que não quer calar,não sei se é lenda,mas ouvi dizer que por ser maioria idosos,que vao de navio pra europa,é comum que sempre morre alguem a bordo?

    mega obrigada por sua atenção,
    Catarina.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Catarina,
      Fico muito feliz com os seus comentários!
      Vamos as respostas das suas perguntas:
      1 – a franquia de bagagem em navios (quantidade de volume e peso) vai variar de acordo com cada companhia marítima. Normalmente não existe restrição de peso e quantidade de bagagem, mas você deve se informar diretamente na companhia marítima que irá realizar o seu cruzeiro, pois existem alguns casos em que a companhia limita em 90 kg de bagagens, distribuídos em 03 volumes de 30 kg.
      2 – quanto a pergunta se ocorre óbito em cruzeiros (estou falando de travessias), isso pode ocorrer, devido ao grande número de cruzeiristas idosos, mas isso é muito pouco comum.

      Espero ter ajudado!!
      Um abraço
      Luciane

      Responder
  75. Aline

    Olá Luciane,
    Pesquisando sobre viagens, encontrei seu blog. Estou pensando em fazer a travessia este ano Brasil x Europa. Você indica esse tipo de viagem para quem vai sozinha, a programação do navio é variada, e acha que é um ambiente seguro?
    super obrigada
    Aline

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Aline
      A travessia é uma viagem de muitos dias dentro de um navio e o fato de ir com mais alguém, sempre ajuda o tempo passar.
      No seu caso, que está pensando em ir sozinha, você deve ter em mente que se não se enturmar com mais ninguém (o que não é provável, mas pode ser possível), pode achar a duração da viagem muito cansativa.
      Por um outro lado, quando se faz uma reserva em um navio, as próprias companhias marítimas, procuram colocar todos as nacionalidades em mesas próximas ou até na mesma mesa na hora do jantar, exatamente pra que se alguém estiver sozinho, faça novas amizades.
      Quanto a programação do navio, todos os dias existem atividades para serem feitas, o que também aumenta a sua chance em se enturmar.
      Quanto a ser um ambiente seguro, é muito seguro sim.

      Espero ter ajudado!
      Um abraço
      Luciane

      Responder
  76. Rosana Loose

    Oi Luciane. Encontrei seu blog e adorei suas dicas. Vou fazer a travessia com o MSC para Hamburgo em março. Eu geralmente faço os passeios nas paradas do navio por conta, mas comecei a pesquisar sobre a parada em Dover. Se tiver mais alguma dica por favor envie. Um abraço.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Rosana
      Que bom que gostou das dicas!
      A parada em Dover não é das melhores, pois 90% do navio segue para Londres, que é a minha sugestão.

      Espero ter ajudado!!
      Um abraço e boa travessia
      Luciane

      Responder
  77. Mônica

    Oi Luciane, gostaria de fazer uma viagem para europa e passar uns 10 dias, daí então voltar ao Brasil de navio. Em que mês os navios estão vindo para o Brasil? Obrigada, Mônica.

    Responder
    1. pontoalto Autor do post

      Mônica
      A Costa Cruzeiros tem navios que partirão da Europa (Savona – Itália) com destino ao Brasil, a partir do dia 20/11/14.
      Para maiores detalhes, entre em contato com a minha agência.

      Um abraço
      Luciane

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>